Inclusão: um Direito de todos

A escola é direito de todos. Essa frase inquieta muitos professores quando constatam em suas salas de aula a realidade da diversidade humana. A origem da educação tradicional fez com que alguns profissionais da Educação despertassem o desejo de nivelar os conhecimentos dos alunos. A proposta da Educação Inclusiva deu novo aspecto à educação, visando um olhar diferenciado às singularidades humanas.

A filosofia da inclusão propõe uma educação de qualidade e igualitária a todos, aceitando as diferenças individuais como atributo e não como obstáculo e valorizando a diversidade para o enriquecimento das pessoas.

A Declaração de Salamanca (apud Brasil, 1994) tem como princípios:

  • Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas;
  • Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;
  • Toda criança tem direito fundamental à educação, e deve ser dada a oportunidade de atingir e manter o nível adequado de aprendizagem;
  • Aqueles com necessidades educacionais especiais devem ter acesso à escola regular, que deveria acomodá-los dentro de uma pedagogia centrada na criança, capaz de satisfazer a tais necessidades;
  • Escolas regulares que possuam tal orientação inclusiva constituem os meios mais eficazes de combater atitudes discriminatórias, criando-se comunidades mais acolhedoras, construindo uma sociedade inclusiva e alcançando educação para todos; além disso, tais escolas que proveem uma educação efetiva à maioria das crianças aprimoram a eficiência e, em última instância, o custo da eficácia de todo o sistema educacional.

Essa declaração deixa claro que todos os sujeitos, indiferentemente, têm direito à educação, independentemente de ser portador ou não de necessidade educacionais especiais, visto que todas as pessoas possuem características, interesses individuais e tornam a aprendizagem única.

Não adianta apenas existirem leis, é necessário que se tenhamos uma visão ampla da realidade educacional do país; apesar de se falar em educação para todos, temos que analisar como essa educação vem acontecendo.

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